Sementes destrutivas


Paz sobre ti e sobre a tua casa

É um titulo interessante. Profundo e interessante.

Sentados em volta da mesa, um grupo de pessoas discute meios para diminuir a violência no meio social. Entre um e outro comentário, um chama a atenção:

- O álcool é um dos maiores causadores de violência. E mais, a cultura do álcool tem sido destrutiva.

Este comentário chama a atenção de um dos participantes da mesa. Ele levanta-se e começa a falar:

- A expressão ‘cultura do álcool’ me chamou a atenção. Se é cultural, logo entendo que é geracional. Ou seja, o avô passou para o filho, que passou para os filhos deste, que passará para os seus e assim continuamente.

Ora, se uma das causas da violência é detectada, as chances dela ser combatida com objetividade são bem maiores. A causa em destaque é a cultura que se formou naquele meio, mesmo dentro da própria família do local.

Então entendo que, para combater a violência, deve-se começar pelo combate a cultura instalada. E tal combate se da, quando se começa a mudar a mentalidade de um povo.

Quando falamos sobre cultura instalada, inserimos neste meio grandes eventos tais como o carnaval.

Festas populares como esta, têm sido causa de devastação de muitas famílias.

Talvez você discorde de minha colocação. Quem sabe você diga:

- Valdeci, quantos empregos são gerados nesta ocasião. Em todo o Brasil são milhares.

Querido, eu entendo que destas ocasiões muitas famílias tiram o seu sustento. No entanto, entendo também o desespero de pais cujos filhos foram iniciados nos mais variados vícios, justamente neste evento. Adolescentes e mesmo pré-adolescentes que serão mães sem o mínimo fundamento para constituir uma família.

Me pergunto, abençoado, que tipo de cultura estamos servindo de agentes disseminadores? O que estamos semeando em nossa casa e a partir desta, para gerações futuras?

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2 Co 5.17

Querido, nós éramos por natureza corrompidos pelo pecado. Nossas práticas eram más. E, mesmo nossa justiça, era como trapo de imundícia. Is 64.6

Abençoado, em nossa velha natureza construímos meios para satisfazer a carne. Não entendíamos que o vazio existencial que precisava ser preenchido, encontrava-se no espírito. Era um vazio ocasionado pela independência de Deus. O que antes era perfeito e bom, segundo o testemunho do próprio Deus ( Gn 1.31 ), pela distância do seu Criador, trouxe desordem para toda a terra.

Eu e você abençoado, precisamos ser agentes que promovem novos e eternos fundamentos. Fundamentos estes que se encontram naquEle que é o Criador de todas as coisas. Todavia, da mesma forma necessitamos ser aqueles que se opõem a fundamentos erigidos fora do propósito de Deus. Tais fundamentos levam consequentemente a morte.

Amigo, comece hoje...agora, a edificar um novo alicerce em tua casa. Estabeleça diante de Deus o propósito de derrubar fundamentos instáveis instituindo uma construção eterna.

Você é capaz, abençoado, de fazer a diferença no meio desta geração.

Contra todo o sofisma do diabo, creia:

Você é o melhor de Deus.

Levante-se, bata no peito e declare:

“O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste [expressiva] de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça [grandes, fortes e magnificentes; separados para a retidão e a justiça; assentados à direita de Deus], plantados pelo SENHOR para a sua glória." (Isaías 61:1-3).

Seja santo
Seja simplesmente o vaso nas mãos do Oleiro
No amor do Senhor
Valdeci de Oliveira Mesquita
Igreja Batista Brasa/Pelotas/Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário